Todo mundo sabe que os ingredientes para um casamento feliz e promissor incluem amor, respeito, lealdade, parceria e comprometimento. Agora, será que atitudes que prejudicam o relacionamento são de conhecimentos de todos?
A coach pessoal, Aline Sanz (@aline_sanz), listou oito atitudes tóxicas que prejudicam um casamento:
- Críticas: críticas em excesso e na frente de outras pessoas levam o parceiro a se sentir agredido, rejeitado, humilhado e desestimulado. Ao longo do tempo isso gera mágoas e compromete a relação.
- Reclamações: a reclamação afeta o reconhecimento sobre o lado bom da relação e do cônjuge. Quando reclamamos, permanecemos com o foco no negativo, comprometendo a gratidão, tão importante para os relacionamentos saudáveis.
- Tolerar o intolerável: se submeter a atitudes inaceitáveis, como agressões, traições, gritos e ofensas, apenas para não piorar a briga ou não chatear o outro, acaba com a autoestima e o amor próprio. Em todas as situações, no momento oportuno, é importante se posicionar e dizer que certas atitudes e comportamentos são intoleráveis na relação.
- Acusar: quando acusamos o outro pelos problemas, nos eximimos da responsabilidade sobre a relação e não fazemos nada para mudar ou melhorar o relacionamento, pois a justifica é que a culpa é do outro.
- Falar mal: falar mal é um ato que demonstra que você quer destruir o outro, prejudicar e ferir sua identidade. Além de fazer mal pro outro, essa atitude prejudica o seu próprio bem-estar.
- Indiferença: evitar o diálogo, o contato e o sexo prejudica a conexão entre o casal e pode levar a outra pessoa a se afastar cada vez mais.
- Exigências: viver exigindo e cobrando o outro torna a relação insuportável. Ninguém gosta de se sentir pressionado e obrigado a fazer as coisas.
- Desconfianças: a base dos relacionamentos saudáveis é a confiança. Se na relação existem desconfianças e ciúmes é necessário investigar a causa para buscar, o quanto antes, a solução.