A leitura na infância abre portas para o desenvolvimento. Os benefícios vão além do aprendizado escolar. Para incentivar este hábito nas famílias, a Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves criou o projeto Biblioteca Virtual: Hora da Imaginação, disponibilizando para alunos e os pais, um acervo de quase 80 livrinhos infantis em formato digital.
Para a servidora pública, Daylany Lopes, 30 anos, mãe da pequena Valentina, de 5 anos, o projeto de leitura tem melhorado muito a capacidade de interação da filha, que agora, está bem mais comunicativa. “Esse projeto tem ajudado bastante minha filha na interação social, no aprendizado. Estou muito feliz pela escola está se esforçando ao máximo para dar uma qualidade de ensino às crianças”, disse.
O projeto surgiu em 2021, ainda no período das aulas remotas, devido a pandemia. Nessa época, a escola viu a oportunidade de levar a leitura para dentro da casa dos alunos. Hoje o projeto é um sucesso, a biblioteca aumentou seu acervo digital e toda a comunidade escolar aprovou a iniciativa.
“Preparamos a nossa biblioteca virtual com todo carinho e disponibilizamos para os pais interagirem a leitura com as crianças. Eles são orientados a fazer um registro do momento, seja por de uma foto, desenho ou vídeo. Tivemos esse resultado maravilhoso, muita produção e participação. Fiz uma pesquisa sobre o que acharam do projeto desenvolvido no conforto de casa e eles amaram”, disse a professora Sâmela Rodrigues.
A leitura na infância traz benefícios para a vida
O objetivo do projeto é envolver as crianças e suas famílias nas práticas de leitura; Desenvolver a linguagem oral; Trabalhar a atenção e concentração; Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo; Estimular o desejo de novas leituras, possibilitando a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; Possibilitar produções orais, escritas e artísticas.