Série | Elas no Poder
A deputada Angela Águida Portella é filha do ex-deputado estadual Tião Portella e da ex-deputada estadual Zenilda Portella. Ela é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima. Começou a trabalhar como recepcionista aos 15 anos, é concursada do Banco do Brasil e da Educação Estadual.
A parlamentar que está no seu quarto mandato cresceu no meio político e desde cedo ajudava os pais com trabalho sociais nos municípios de Iracema e Caracaraí.
Há 17 anos, os pais fizeram o convite para Angela continuar o trabalho político da família, candidatando-se a uma vaga de deputada estadual.
“Meus pais me consideraram preparada para o cargo de deputada estadual. Recebi o desafio com muita tranquilidade, me senti honrada e depois da minha família, acho que é o maior desafio que tenho e venho me dedicando bastante dia após dia”, contou Angela.
Angela é casada com o professor de educação física Nilson Alves, é mãe de duas meninas Juliana (médica ginecologista) e Luciana (acadêmica de Medicina) e avó do Angelo Miguel.
A deputada das causas sociais
Desde o primeiro mandato a principal bandeira levantada por Angela Águida são as causas sociais voltadas às mulheres, crianças e adolescentes.
“Essa bandeira eu trago da experiência dos meus pais, sempre colocamos as pessoas em primeiro lugar. Para que uma sociedade vá bem, é necessário que as pessoas estejam bem. Por isso, tenho a preocupação com tantas temáticas que permeiam a vida do ser humano, de forma inclusiva e igualitária”, comentou a parlamentar.
Um dos projetos citados por Angela é o “Fortalecendo Laços”, cujo o objetivo é fortalecer os vínculos familiares, promover o acolhimento e apoiar a mulher gestante. Além de fornecer uma bolsa que a auxilie no primeiro ano do bebê e capacitação para geração de renda. O projeto é executado nos municípios de Cantá, Iracema, Normandia, Rorainópolis e Pacaraima.
“Na maioria dos casos, a gestante está preocupada com a situação financeira, passa por um turbilhão de emoções e medos. Por este motivo resolvi fazer um trabalho para estimular a autonomia financeira e acolher estas gestantes”, contou Angela Águida Portella.
Autismo é uma causa vivenciada na família
O autismo sempre foi uma causa abraçada pela deputada Angela, mas há três anos quando recebeu o diagnóstico do Espectro Autista do neto, a parlamentar passou a ver de perto as dificuldades que as famílias vivenciam.
“O meu neto é autista e vivencio a necessidade de ter uma rede apoio para as famílias. Não é fácil para a família, elas precisam de suporte e apoio. Primeiramente há uma negação, que é algo doloroso, mas não tem como fugir e depois da aceitação é procurar uma rede apoio. Eu trabalho e dou o melhor para que essas famílias tenham com quem contar”, emocionou-se Angela.
Para oferecer esta rede de apoio às famílias, a deputada Angela lançou com o apoio da Assembleia Legislativa de Roraima, o Teamarr – Programa de Atendimento Comunitário voltado às famílias com pessoas diagnosticadas com o Autismo.
O Teamarr, atualmente, é a maior o projeto público de apoio às famílias de autistas. O local oferece diagnósticos, cursos, capacitações e apoio a quem busca por ajuda.
“Vamos ampliar este trabalho, em breve iremos inaugurara outra unidade em Rorainopólis e queremos expandir os serviços aqui em Boa Vista. Eu sei a dor, as dificuldades e toda luta que essas famílias enfrentam. Quero ser uma luz na vida de cada uma para mostrarmos que o amor vence tudo”, disse Angela.
PING-PONG CONFRA
Qual o seu livro preferido?
Eu adoro ler. Sempre estou lendo. Um dos meus livros preferidos é o Desenvolvimento como liberdade, da autora Amartya Sem.
O que a senhora gosta de fazer nas horas vagas?
Eu amo estar com a minha família, em contato com a natureza e ler.
Um sonho?
Eu tenho vários sonhos. Mas, um sonho que é uma meta é fazer doutorado.
2 respostas
Tenho muito orgulho da nossa Deputada Ângela Àguida Portela
Parabéns, deputada Angela Águida, por fazer a diferença no meio político. Tem um olhar sensível é direcionado aos que mais necessitam, Deus lhe abençoe.