Série | Elas no Poder
Algumas pessoas escolhem a política, outras, é a política que escolhe. Esse foi o caso de Eronildes Aparecida Gonçalves, conhecida como Prefeita Nega.
“Sempre gostei e trabalhei muito com política, mas nunca pensei em ser política de mandato”, conta. Dona Nega é prefeita do município de Mucajaí. Ela foi reeleita no pleito de 2020 com 56,43% dos votos.
A prefeita conta que a iniciativa partiu do grupo político ao qual pertencia. “Me escolheram sem ter uma articulação minha. Confesso que passei momentos difíceis, tive vontade de desistir, a responsabilidade pesava. Mas Deus sempre me amparou e estou aqui”, comenta.
Hoje, o significado da palavra prefeita para ela se traduz em responsabilidade. “Não abro mão do trabalho feito com responsabilidade, do olhar atento para educação, saúde e agricultura familiar, tudo que fazemos é com muito amor”, reforça.
PRIMEIRO MANDATO
Os desafios do primeiro mandato foram muitos, todavia ela não desanimou. Traçou um plano de trabalho e seguiu adiante. “O primeiro desafio era tirar a prefeitura de todas as inadimplências e resgatar as obras paradas”, enfatiza.
TELEFÉRICO
Para este novo mandato, o foco do trabalho já está definido. “Primeiro deixar todos os processos em dia e, logo depois, iniciar meu grande sonho de fazer a obra do teleférico no Mirante, que será nosso cartão postal de Mucajai”, conta a prefeita.
PING-PONG CONFRA
1 – Quem é a Dona Nega?
R: Ela é mãe, gosta de um bom papo, nos momentos de folga gosta de ir para cozinha fazer um bom bacalhau (risos)
2 – Um livro?
R: O discurso do Rei
3 – Um filme?
R: Elizabeth
4 – Uma música?
R: Gosto de todas