O pilates é uma técnica antiga que traz benefício real para o corpo e para a mente. O método foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1883-1967) por volta de 1900.
A prática caiu no gosto de diversos públicos. “Uma das coisas fantásticas do pilates é que ele pode ser realizado por todos, de todas as idades, atletas ou não, homens ou mulheres, adultos ou crianças”, ressalta a fisioterapeuta Thatiany Rodrigues.
O pilates é uma forma de exercício que enfatiza o desenvolvimento equilibrado do corpo através dos núcleos força, flexibilidade e consciência. Ele contribui para a correção da postura, tonificação dos músculos, além de reabilitação e prevenção de dores e lesões.
O método pode ser realizado tanto no solo (mat pilates) como em aparelhos. “O pilates é uma das atividades mais completas para o corpo, com inúmeros benefícios para quem o pratica, tanto para o aluno que veio para o pilates devido a uma patologia, como para o aluno que realiza de forma preventiva”, comenta a fisioterapeuta.
Benefícios para a coluna
- Fortalece a musculatura.
- Proporciona maior flexibilidade e amplitude de movimento.
- Melhora o equilíbrio e coordenação motora.