O Centro Universitário Estácio da Amazônia realizou, nesta terça-feira (13), mais uma etapa da capacitação dos alunos dos cursos de Administração e Ciência Contábeis da instituição. A atividade faz parte das ações do Laboratório de Práticas em Gestão da Estácio, que tem como finalidade maior atender com consultorias gratuitas os empreendedores de pequenos negócios.
Para isso, uma trilha empreendedora foi planejada em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas) para capacitar os acadêmicos sobre inovação e empreendedorismo.
“Será um preparo para os alunos entenderem as ferramentas de gestão e compreender como poderão ser aplicadas no contexto empresarial, além de fomentar as habilidades e competências empreendedoras nos alunos e prepará-los para o mercado de trabalho e negócios”, explica a coordenadora do laboratório de Gestão, professora Janaína Ribeiro.
Nos encontros, os consultores do Sebrae vão abordar temas como planejamento de carreira e estruturação de negócio; planejamento financeiro; técnicas de venda e Pitch, e uma experiência com a empresa Startup Mundi.
“Portanto, o objetivo é oferecer aos acadêmicos a vivência do mercado e quais os pontos necessários para que haja sucesso em suas construçõesempreendedoras, seja como traçar os pontos necessários para montar uma ideia ou nortear aquilo que seria um objetivo a longo prazo e estruturar seu planejamento, ou ter um entendimento sobre uma das partes mais importantes nessa trajetória empreendedora, que é saber lidar com as finanças”, observa a coordenadora.
Ao final de toda a trilha empreendedora, os alunos terão que montar uma estratégia fictícia para se colocar no mercado que deverá seguir todo o circuito de atividades realizadas durante os encontros para que seja avaliado seu conhecimento sobre o tema.
Na semana passada, as primeiras aulas aconteceram e os encontros seguem no laboratório da Estácio até o dia 29 de setembro.