Estamos, praticamente, ao término do primeiro bimestre do ano letivo de 2022 e surgem as preocupações com as notas. O sucesso escolar depende da tríade: escola, aluno e pais, cada um desempenha o seu papel.
Os pais precisam sempre ter em mente que, mesmo com uma vida cheia compromissos de trabalho, é preciso estar presente na rotina escolar dos filhos, seja ele criança ou um adolescente.
A participação vai além das perguntas se já fez as tarefas, estudou para a prova ou leu os livros. É necessário tirar um tempinho e verificar de perto o material, oferecer ajuda nas dificuldades e ainda criar uma rotina para ser seguida.
Para ajudar os pais na organização da rotina escolar dos filhos, a psicopedagoga Graciela Cristina Ziebert listou para o Confra de Mulheres cinco dicas:
1-Defina um cronograma – Defina um cronograma de atividades, conciliando os horários da escola com as atividades extras e estudo em casa.
2-Estipule o horário de descanso – O descanso é fundamental para reter o que foi estudado. Evita o cansaço e estresse mental.
3-Escolha o melhor turno de estudo – Cada pessoa rende melhor num horário, alguns pela manhã, outros tarde ou noite. Este horário tem que estar bem definido e mesmo que não haja tarefas da escola, deve ser usado para revisão do conteúdo, leitura ou pesquisa.
4-Defina uma atividade física – Fazer atividade física de acordo com a preferência de cada um é importante, pois contribui nos estímulos das conexões cerebrais e melhora o aprendizado.
5-Determine tempo para o lazer – Lazer e descanso são diferentes. Depois do cumprimento das atividades e rotina, um tempinho para o lazer é sempre bem-vindo. Neste momento, a família pode estar envolvida e terem um tempo de qualidade.
As dicas devem ser feitas em parceria com os filhos, trocando ideias e chegando a um consenso comum.