Cinco dicas para ajudar na rotina escolar dos filhos

Os pais devem participar ativamente da rotina escolar, disse Graciela

Estamos, praticamente, ao término do primeiro bimestre do ano letivo de 2022 e surgem as preocupações com as notas. O sucesso escolar depende da tríade: escola, aluno e pais, cada um desempenha o seu papel.

Os pais precisam sempre ter em mente que, mesmo com uma vida cheia compromissos de trabalho, é preciso estar presente na rotina escolar dos filhos, seja ele criança ou um adolescente.

A participação vai além das perguntas se já fez as tarefas, estudou para a prova ou leu os livros. É necessário tirar um tempinho e verificar de perto o material, oferecer ajuda nas dificuldades e ainda criar uma rotina para ser seguida.

Para ajudar os pais na organização da rotina escolar dos filhos, a psicopedagoga Graciela Cristina Ziebert listou para  o Confra de Mulheres cinco dicas:

1-Defina um cronograma – Defina  um cronograma de atividades, conciliando os horários da escola com as atividades extras e estudo em casa.

2-Estipule o horário de descanso – O descanso é fundamental para reter o que foi estudado. Evita o cansaço e estresse mental.

3-Escolha o melhor turno de estudo – Cada pessoa rende melhor num horário, alguns pela manhã, outros tarde ou noite. Este horário tem que estar bem definido e mesmo que não haja tarefas da escola, deve ser usado para revisão do conteúdo, leitura ou pesquisa.

4-Defina uma atividade física – Fazer atividade física de acordo com a preferência de cada um é importante, pois contribui nos estímulos das conexões cerebrais e melhora o aprendizado.

5-Determine tempo para o lazer – Lazer e descanso são diferentes. Depois do cumprimento das atividades e rotina, um tempinho para o lazer é sempre bem-vindo. Neste momento, a família pode estar envolvida e terem um tempo de qualidade.

As dicas devem ser feitas em parceria com os filhos, trocando ideias e chegando a um consenso comum.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *