Conciliar maternidade e carreira: desafios e como aliviar a carga mental

A mulher moderna frequentemente assume múltiplos papéis: esposa, mãe, profissional, entre outros. Com tantas responsabilidades, é comum sentir sobrecarga, falta de tempo para cuidar da própria saúde e bem-estar, além da constante autocobrança e do sentimento de culpa por não conseguir dar conta de tudo.

A professora Kátila Elisa, 35 anos, enfrenta essa realidade diariamente. Mãe de três meninas — de 4 anos, 2 anos e uma bebê de apenas seis meses —, ela considera a administração do tempo um dos maiores desafios da maternidade e da vida profissional.

A professora Kátila Elisa com as três filhas

“Preciso sair cedo, antes que as maiores acordem, e levar a bebê comigo para deixá-la na creche antes do trabalho. Outro desafio é evitar trazer trabalho para casa, mas, como professora, sempre há tarefas extras: preparar aulas, corrigir provas, planejar atividades.”
Ela acrescenta: “a falta de uma rede de apoio torna a rotina ainda mais difícil. “Moro longe da minha família e, querendo ou não, isso faz muita diferença.”

Segundo a psicóloga Rosaly Feliciano, não existe um único método certo para equilibrar maternidade e carreira — o importante é encontrar o que funciona para cada pessoa e família.

“Está tudo bem precisar de ajuda, ajustar a rotina e, principalmente, entender que você não precisa ser perfeita em tudo. Ser uma boa mãe não significa abrir mão de quem você é. Você pode, sim, construir uma carreira e ser uma mãe incrível, sem culpa, explica Rosaly”.

Rosaly Feliciano listou 4 dicas para aliviar a carga mental:

1-Desapegue da ideia de perfeição: você já faz o seu melhor!
2-Organize sua rotina com flexibilidade: planeje, mas permita ajustes.
3-Peça e aceite ajuda: ninguém precisa dar conta de tudo sozinha.
4-Cuide da sua saúde mental: você também merece tempo para si.

Equilibrar maternidade e carreira é desafiador, mas não precisa ser um fardo. Com planejamento, apoio e autocompaixão, é possível trilhar esse caminho de forma mais leve e satisfatória.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

2 respostas

  1. Há um impacto muito grande entre maternidade e vida profissional, temos desafios a cada momento. Muitas mulheres conseguem desenvolver de forma leve as duas coisas. Mais sabemos que a maternidade ela toma muito o nosso tempo, pois temos criar várias rotinas para não atrapalhar os outros aspectos ao redor.
    Isso gera impacto negativo na participação no mercado de trabalho, pois não temos muitas das vezes oportunidades de empregos flexíveis.
    Existem hoje empresas que se preocupam com o bem estar, com a diversidade e a inclusão. Ainda são poucas essas empresas chamadas de EMPRESAS CONSCIENTE com outros métodos começando pela contratação de seus colaboradores.
    Em outras empresas tenho escutado que até esse termo de COLABORADOR não se aplica e sim EMPREGADO ou FUNCIONÁRIO.
    Parabéns a todas as mulheres que são mães e conseguem desenvolver suas atividades com leveza, sabedoria e com consciência.

    1. Verdade! Não é fácil conciliar maternidade e profissão. Fazemos muitas vezes porque precisamos. A dica da Rosaly vem nos trazer um acalento quanto às nossas cobranças e autopunições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *