Da depressão ao empreendedorismo com Brechó

Empreender é o caminho encontrado por muitas mulheres para gerar renda e garantir o sustento da casa. Para outras, pode ser a válvula de escape para fugir da depressão, um câncer e um problema de saúde com um filho. Há quatro anos, essa era a realidade de Josenil Patrícia de Araújo, de 45 anos, conhecida como Nil Araújo, quando surgiu a ideia de trabalhar com Brechó.

“Uma amiga da igreja havia sugerido que eu fizesse algo para me distrair, como abrir uma loja. Mas, não conseguia pensar em nada. Eu já precisava de força para cuidar de mim e do meu filho. Empreender era algo impossível naquele contexto”, relembra Nil.

Nessa mesma época, Nil viajou à Manaus para tratar da cirurgia do filho. Lá uma prima, empresária no ramo de confecção, ofereceu dinheiro para ajudar com as despesas. “Eu não quis a ajuda em dinheiro, pedi que ela mandasse roupas que não usava mais. Ela me mandou mais 300 peças de roupas, muitas novas. Arrecadei outras com amigos de Manaus. Liguei para o meu marido e disse que abriríamos uma loja. Dali em diante,  me animei e me enchendo de esperança”, contou Nil.

Em poucos meses, surgia a Brechó Boutique na garagem da casa da família. Na inauguração, apenas amigos apareceram. Nascia um negócio e todos os dilemas de uma empreendedora: vendas, gestão, divulgação e, talvez, o mais complicado vencer a barreira do preconceito que ainda há em torno de lojas de Brechó.

Quebrando o preconceito

As primeiras lojas de Brechó surgiram no século 19, na Europa. Em feiras ao livre, eram comercializados praticamente tudo. Com as peças eram usadas, não havia preocupação com higiene e eram adquiridas por quem tinha menor poder aquisitivo.

Como as peças eram usadas, criou-se a ideia que tudo que é vendido em brechó é ultrapassado ou velho. Contudo, esse estigma mudou e os Brechós estão cada vez mais lucrativos e luxuosos.

“Teve um dia que uma mulher entrou com a filha, amaram várias peças. Mas, quando ela viu o nome Brechó, puxou a filha e saiu rápido dizendo que não comprava roupas usadas”, contou Nil.

Em contrapartida, Nil tem advogadas, empresárias, políticas e outras mulheres que têm alto poder aquisitivo para compra, mas que entendem que a moda pode e dever ser sustentável.

Entre as variadas peças é possível encontrar marcas de grifes e muitas dessas ainda com etiquetas. Antes de serem colocadas à venda, há um processo de curadoria por trás de cada peça e higienização.

Negócio da família

A Brechó Boutique tornou-se um empreendimento familiar, esposo e filha trabalham no negócio que hoje garante  100% do sustento da família.

Com a renda, pagam aluguel da casa, a faculdade da filha, que é modelo e vendedora da loja. O marido é suporte da família e do negócio. “Quero deixar um legado para minha família. Desejo que meu negócio cresça cada dia mais”,c comentou Nil.

Conhecimento e prática

Nil é uma empreendedora nata. Entende do negócio tão bem, que fica difícil acreditar que ela não terminou nem o ensino fundamental.

Não concluir os estudos foi uma escolha pessoal. Ao iniciar o Brechó Boutique, ela sentiu a necessidade procurar conhecimento. Participou dos cursos e treinamentos do SEBRAE Roraima, eventos de on line de marketing digital e tudo quanto ela tem oportunidade, ela participa.

“Estudo todo dia, vejo aulas on line. Aprendi a mexer no instagram, a vender pelo whats. Hoje eu sou a blogueira do meu negócio”, contou.

ENDEREÇO: Avenida General Ataíde Teive, nº 2954/2

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 9h às 19h

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

9 respostas

  1. Que honra é fazer parte desse site incrível 👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻🎉
    Fiquei emocionada relembrando cada momento 😢 TODOS SÃO ESPECIAIS
    ATÉ AS EXPERIÊNCIAS MAIS DESAFIADORAS!
    OBRIGADA querida por fazer parte do nosso crescimento 🙏🏻

    Sucesso 🎉🎉🎉🎉😉😘

  2. Provérbios 31.30
    Enganosa é a beleza e vã a sua formosura, mas a mulher que teme a DEUS, essa sim será louvada.
    Parabéns minha esposa,amiga,companheira Nil da @brechoboutiquebv
    É por essa e tantas outras sementes q vc plantou no coração de DEUS e nas pessoas, você tá colhendo. TE AMAMOS eu Marcos José e nossos filhos Lucas,Monisi e Pétros.

  3. Provérbios 31: 30 Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.

    Parabéns Nil por essas e tantas, foram sementes q você plantou no coração ❤ de DEUS e nas pessoas.
    Dedicatória de Seu esposo Marcos Araújo e nossos filhos Lucas , monisi e Pétros.
    #familia
    @brechoboutiquebv

  4. A sua história é inspiradora josenil ,parabéns pelo sucesso ,q vc cresça cada dia mais ,papai do céu abençoe grandemente sua vida e família.

  5. Parabéns mana, vc é uma guerreira extraordinária, realmente tem sido um exemplo de Resiliência. Amo e admiro o trabalho da Brecho Boutique

  6. Aprendi e aprendo muito com a força e coragem da Nil no inicio não era cliente ficava apenas olhando as lives , mais ela é cativante e perseverante e isso me ajudou na minha vida, hoje sou cliente e amo cada peça pq todas elas são escolhidas com carinho e colocadas muito amor, peças cheirosas e bem passadas realmente fazem parte do seu diferencial simplesmente amoooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *