Aos 29 anos, Suiane Angelim carrega uma história marcada por desafios, fé e determinação. Mãe de dois filhos, ela encontrou no empreendedorismo não só uma fonte de renda, mas também um propósito de vida — especialmente após receber o diagnóstico de autismo da filha caçula, hoje com 6 anos.
O empreendedorismo surgiu na vida de Suiane aos 14 anos, com pequenos trabalhos em salão de beleza. Depois de casada, ela e o marido trabalharam com comida e sempre se viravam como podiam.
“Salão foi o meu primeiro emprego. Sempre fui muito virada, atendia familiares e amigos. Tínhamos uma vida bem humildade, não tínhamos quase nada.” Na época, ela nem imaginava que esse dom se transformaria em um negócio que ajudaria a família a ter liberdade financeira.
Moradora do bairro Pérola, em Boa Vista – RR, com o marido e os filhos, recebeu da sogra dois convites: mudar para o bairro Caranã (mais centralizado) e cuidar de um mercadinho.
“Como a minha sogra perdeu uma das pernas, fomos ajudá-la e a partir daí as coisas começaram a melhorar. Mas eu sentia que precisava fazer algo diferente por mim e por minha família. Algo meu, que eu amasse”.
DIAGNÓSTICO E VIRADA DE CHAVE
A filha nasceu prematura e, desde os primeiros meses, apresentou sinais que a diferenciavam das outras crianças. Não sorria, não tinha expressões, demorou a sentar e andar. Um episódio acendeu um alerta: “aos três anos, ela quebrou o ombro e não sentiu dor, as vezes batia a cabeça. Não gostava do barulho do liquidificador. Como eu já tinha um filho mais velho, então podia ter um parâmetro. Eu sabia que algo não estava normal”, conta.
O diagnóstico de autismo veio há três anos. A notícia foi um divisor de águas. Ela decidiu fechar o mercado da sogra, com apoio da família e como era o período de pandemia passou a receber o auxílio emergencial do Governo Federal.
“Entrei em depressão, depois do diagnóstico de autismo da minha filha. Precisava trabalhar, mas não queria ficar longe dela. Com os recursos do auxílio emergencial, decidi que ia investir em cursos de extensão de cílios e design de sobrancelhas”.
Suiani contou com a parceria de uma colega para abrir o salão, um local simples que tinha uma cadeira de plástico e um camarim comprado parcelado. “Ali eu poderia cuidar da minha filha e, ao mesmo tempo, me realizar”, conta emocionada.
O salão deu certo, ela viu a necessidade de aprender e oferecer outros serviços como corte, escovas e tratamentos de cabelo. Ao mesmo tempo que o negócio melhorava, sua filha aos poucos avançava no desenvolvimento. “Ela cresceu e evoluiu muito nos últimos três anos. E eu pude estar presente em cada passo. Isso não tem preço.”

Suiane com a filha, que atualmente tem seis anos
SONHO E FUTURO
Hoje, além de oferecer serviços de beleza, Suiane se tornou uma inspiração para outras mulheres. Sonha em cursar Psicologia para continuar incentivando e ouvindo outras mães e empreendedoras. “Converso com muitas mulheres, ajudo, dou força. Sei o quanto é difícil estar à frente de tudo. Mas a gente consegue.”
Suiane é a prova viva de que, mesmo em meio às dores mais profundas, é possível florescer. E que o empreendedorismo, quando nasce do coração, pode mudar histórias — e curar, inclusive, quem empreende.
O marido abraçou o sonho de Suiane e trabalha juntamente com ela no salão com cortes masculinos e divide os cuidados com os filhos e a casa. Ambos sonham em crescer na área e ampliar os serviços e estrutura.
INCENTIVO FINANCEIRO
Suiane foi beneficiada pela Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV) com a linha de crédito Simplex, no valor de R$ 3 mil. Com o crédito, ela pretende investir na identidade visual de sua empresa. “Não tenho identidade visual. Vou investir nisso, em pinturas, adesivos na porta, arrumar uma central e material para continuar trabalhando ainda mais”.
A AME foi criada em 2021 pela Prefeitura de Boa Vista para apoiar os pequenos negócios no município, oferecendo linhas de crédito e outros serviços para impulsionar o empreendedorismo local. Para mais informações: (95) 98409-1618.
3 respostas
Que história linda e inspiradora! 💜
Acabei de ser Inspirada por ela. Que história linda!
Inspiração a história dela! Incrível demais.