A Internet tem ocupado cada vez mais espaço na vida das pessoas e nos negócios não é diferente. A pandemia Covid 19 provou que está on-line é uma questão de sobrevivência para empresas, principalmente para os micros e pequenos negócios.
Quem tem uma loja física ou presta algum tipo de serviço, provavelmente está no Instagram e Facebook. Contudo é preciso mais que isso, é primordial levar este espaço a sério, incluir na rotina de trabalho.
Colocar o seu negócio nas redes sociais é mais que postar fotos e artes, oferecer produtos e serviços. O marketing digital não é panfletagem. É necessário estabelecer um espaço de comunicação e relacionamento com o cliente, usar as ferramentas disponíveis para fortalecer e consolidar a presença digital.
Confira as dicas para te ajudar a potencializar seu negócio nas redes sociais:
1-Estude – Estudar sempre é necessário. Há muitas aulas no youtube e perfis no próprio Instagram que ensinam sobre redes sociais, planejamento, estratégias, entre outros. O conhecimento deve ser constante, pois, sempre há atualização e novidades que agregam na vida do empreendedor.
2-Defina seu objetivo – Além de vender, as redes sociais são excelentes para fortalecer a sua marca, gerar autoridade em determinado nicho. Para isso é necessário ter um objetivo claro e mensurável. Escreva o que você almeja e não se perca do que espera alcançar.
3-Planeje – Os posts não podem ser aleatórios. Postar por postar não funciona. Tire um dia para planejar o que você deseja publicar, estabeleça quantidades por semana ou mês.
4-Crie uma rotina – O story é uma excelente ferramenta de conexão com o público. Crie rotina, use as ferramentas de interação disponíveis, como caixinhas de perguntas e enquetes. Estabeleça um dia da semana para dar dicas ou mostrar bastidores.
5-Tenha constância – No início parece que nada flui, isso é normal. Mas, só vence quem não desiste. Por isso, seja constante. Tenha compromisso com você e com o seu negócio. Caso perca a frequência, volte o quanto antes. Não seja perfeccionista, mas busque fazer o seu melhor!
6-Defina uma paleta de cores – Tenha definida uma identidade visual para deixar sua rede social mais harmônica e fortalecer sua identidade. Há inúmeros sites que ajudam a escolher uma paleta de cores. Para saber mais sobre cores, pesquise sobre a psicologia das cores. Até isto precisa estar alinhado com seu objetivo e propósito.
7-Responda a tudo – Responda a todas as perguntas do feed e direct, se surgir alguma crítica ou reclamação procure a melhor maneira de responder! Tente reverter tudo a seu favor.
8-Tenha autenticidade– Nenhum like deve ser mais importante do que os valores e propósito. Por isso, tenha autenticidade! Procure inspirações, mas seja você! Não se perca nos modismos que surgem a todo o momento!
9-Viva o processo – Processo é individual. Você vai ter erros e acertos, mas você tem que estar inteiro para vivenciá-lo! Não compare a sua jornada com a de outro empreendedor. Faça das suas redes sociais uma porta de entrada para o crescimento pessoal e profissional.