Série: Mulheres que empreendem
Quando se tem paixão por algo, é possível transformar essa atividade em um negócio rentável. Foi o que fez a empreendedora Denise Barros, lá do Município de Alto Alegre.
Ela sempre gostou de plantas, em especial cactos e suculentas. “Gosto da forma como as plantas alegram uma casa, um ambiente. Fico horas, na verdade, perco a noção do tempo quando estou cuidando das minhas plantas”.
Uma muda aqui, outra ali, quando se deu conta, já tinha uma quantidade enorme de plantas em casa. Foi daí que resolveu empreender.
“O amor pelas minhas plantas suculentas e cactos fizeram-me ter uma conquista grandiosa de várias espécies, com isso o replantio cresceu. Quando vi, já estava com tantas que resolvi inovar e vender”, conta Denise.
No começo do empreendimento, uma das primeiras coisas que fez foi criar a página no Instagram (@debarroscactosesuculentas) para servir de vitrine. Para essa tarefa, ela contou com a ajuda da irmã e da sobrinha.
Todavia, o canal de maior divulgação é pelo WhatsApp. “Como moramos em uma cidade pequena todo mundo tem o contato de todos. Nossa maior divulgação é pelo WhatsApp, divulgação em status, grupos da família, dos amigos”, comenta.
Denise conta com a ajuda da família para gerenciar o empreendimento. “Todos me ajudam, minhas irmãs, minha filha e sobrinha, sem esquecer da minha mãe que me ensinou tudo que sei sobre plantas”, diz.
CHEGOU A HORA DE VENDER
É importante destacar que transformar um hobby em um empreendimento de sucesso não é uma tarefa tão simples.
É necessário ter conhecimento sobre o mercado e sobre o produto que se deseja vender, além de habilidades de gestão empresarial.
É preciso também ter uma visão clara do negócio e estar ciente dos desafios e obstáculos que surgirão ao longo do caminho.
Para Denise, o maior desafio foi começar, uma vez que ela nunca tinha trabalhado com vendas.
“Foi desafiador tornar realidade as vendas dos meus queridos cactos e suculentas. Estávamos no início da pandemia, todo mundo dentro de casa e o cuidar das plantas tornaram os dias das pessoas mais leve, as casas mais coloridas”.
LEMBRANÇAS DE CENTRO DE MESA
Com as primeiras vendas feitas com sucesso, chegou o momento de oferecer mais produtos para os clientes.
Além dos cactos e suculentas, Denise trabalha com lembranças de centro de mesa para casamentos, aniversários e comemorações em geral como Dia da Mulher, Dia das Mães.
EXPANSÃO DO EMPREENDIMENTO
O desejo de expandir o negócio é certo. Porém, neste momento o foco é fortalecer ainda mais esse projeto. “Quero primeiro fidelizar meu trabalho, meus planos são vender mais espécies além dos cactos e suculentas, quem sabe antúrio que é uma planta linda e que cultivo também”, ressalta a empreendedora.
Para lidar com a sazonalidade, Denise aposta no atendimento e nas entregas. “Eu procuro dar o meu melhor para as minhas entregas, por isso trabalho com muita diversidade das espécies para os meus clientes. Isso tem feito o meu trabalho único no mercado”. Por enquanto, as entregas são feitas em Alto Alegre e em Boa Vista.
MURAL DE INCENTIVO…
De: Denise Barros
Para: Você, mulher empreendedora
“Comece dedicando amor e carinho em tudo que planeja e faz. Entregue pra Deus e dedique o seu melhor”.
Instagram: @debarroscactosesuculentas