Educação financeira para a primeira infância

Por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, que tem o propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável, Sicredi promove ações para quem tem filhos a Conta Menor, para as primeiras lições sobre finanças

Educação financeira é essencial para uma relação saudável com dinheiro e, ao contrário do saber comum, deve ser aplicada desde a infância. Ações simples, como envolver a criança no planejamento do orçamento familiar, auxiliam no desenvolvimento de um adulto consciente financeiramente. A abertura de uma conta para a criança, como a Conta Menor do Sicredi, pode ser o primeiro movimento para proporcionar a ela uma vida financeira saudável e segura.

DADOS DO BANCO CENTRAL

Dados do Banco Central apontam a existência de cerca de 23 milhões de contas para o público jovem – de 15 a 24 anos -, crescimento de 50% nos últimos 10 anos. No Sicredi, nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste (Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia e Mato Grosso), há mais de 45 mil contas para menores de idade (até 17 anos) ativas, usadas por associados como parte da educação financeira dos filhos.

CONTA MENOR

A Conta Menor pode ser aberta de maneira simples e rápida, em qualquer agência do Sicredi. Basta apresentar documentos de identidade da criança ou adolescente e do responsável. Os pais podem escolher entre conta corrente, poupança ou conta corrente com poupança integrada.

A Conta Menor não disponibiliza cartão de crédito e outras linhas de crédito, para garantir a segurança financeira da criança ou adolescente.

TURMA DA MÔNICA

Para sensibilizar o público infantil e tornar o aprendizado mais descontraído, o Sicredi é parceiro da Mauricio de Sousa Produções, que produziu uma série de gibis e vídeos temáticos que ensinam, de maneira leve e divertida, conceitos como a origem do dinheiro, orçamento familiar e o funcionamento de compras à vista ou a prazo. Esses conteúdos podem ser acessados no site www.sicredi.com.br/sites/turmadamonica/.

Fonte: Assessoria do Sicred

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais