Em Boa Vista, 16 unidades básicas de saúde oferecem psicoterapia

A Campanha Janeiro Branco é voltada à ações de cuidado com a saúde mental. special nas unidades de saúde. Para atender pessoas com questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão e ansiedade, Boa Vista oferece psicoterapia em 16 das 34 UBSs.

A Prefeitura também disponibiliza os serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) para pacientes com transtorno severo, grave ou persistente, como problemas neurológicos, Transtorno do Espectro Autista e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Há ainda o Manual da Rede de Atenção Psicossocial, lançado em novembro do ano passado, que norteia as ações dos profissionais em saúde mental, tanto da capital quanto das equipes de estratégia de outros municípios. O documento pode ser acessado no site da Prefeitura e é um norteador das práticas de atendimento psicossocial em Roraima.

Estatística – Em 2022, Boa Vista realizou 162 ações especiais relacionadas a saúde mental, como prevenção ao suicídio, autocuidado e fortalecimento da saúde mental. As atividades foram desenvolvidas com as equipes multidisciplinares das 34 UBSs.

Na Telemedicina, foram 474 atendimentos, sendo 234 em neurologia e 240 em atendimentos psiquiátricos.

Quanto ao serviço psicossocial, foram 7.965 pessoas atendidas em 2022. Quase o dobro de atendimentos, comparado ao ano anterior, que fechou com 4.225 pacientes atendidos. As principais patologias foram transtorno de ansiedade, depressão, problemas comportamentais e transtornos neurológicos diversos.  

O coordenador em Saúde Mental do município, Anderson Oliveira das Neves, ressaltou que “no primeiro mês do ano as pessoas estão mais propensas a refletirem sobre suas vidas, daí a importância da campanha Janeiro Branco, lembrando que os atendimentos na rede municipal de saúde ocorrem ao longo de todo o ano”. 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais