Bárbara Falcão, a segunda mulher mais votada para o cargo de vereadora de Boa Vista, tem 38 anos, é casada, é mãe de um menino de 2 anos, é formada em Publicidade e Propaganda, bacharel em Direito e foi eleita com 3.254 voto pelo PP.
Bárbara representa todos aqueles que veem na política uma ferramenta de transformação social. Sua campanha foi pautada em causas sensíveis e de grande relevância, como o apoio às mães atípicas, fortalecimento do empreendedorismo feminino e melhorias no atendimento à saúde principalmente voltado para crianças. Desde o início, Bárbara se mostrou uma figura acessível, preocupada em ouvir e integrar as demandas da população em suas propostas.
Segundo ela, não imaginava que um convite de trabalho poderia mudar todo o percurso da sua vida profissional e pessoal. “Comecei a trabalhar aos 17 anos, na TV Ativa, em seguida fui convida para ingressar a equipe da TV Assembleia, anos depois a deputada estadual Angela Águida me convidou pra fazer parte da equipe dela. Desde então, comecei a trabalhar diretamente com política por meio dos projetos sociais e ações realizadas em todo o Estado”, contou a vereadora eleita.
No início do trabalho com a deputada Angela Águida, na ALE – RR
O Desafio da Representatividade
O número de mulheres para mandato 2025-2028 na Câmara Municipal de Vereadores aumentou, mas ainda assima presença feminina é baixa, Bárbara sabe da responsabilidade que carrega ao representar as mulheres de Boa Vista. Ela acredita que o momento atual pede vozes que busquem mais transformação social e oportunidades, e assume essa responsabilidade com dedicação.
A parceria com a deputada Angela Águida iniciou há mais de 10 anos
“Minha mentora política, líder e parceira é a deputada Angela Águida, com ela aprendi que o trabalho social tem uma grande importância para mudar realidades e juntas pretendemos na esfera municipal e estadual fazer um trabalho que beneficie mais pessoas. Mais do que nunca, nossa cidade precisa de políticas que se conectem com a realidade da população e tragam mudanças concretas para as famílias atípicas e mulheres. Esse é o meu compromisso com Boa Vista.”
Amadurecimento Político
Bárbara Falcão já tinha recebido um convite da deputada Angela Águida para se candidatar à vereadora, contudo ela não aceitou, pois não se sentia preparada para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores.
“Eu me senti muito honrada pela confiança da deputada Angela Águida em mim e por ela acreditar que eu pudesse somar na política. Mas não era o momento. Não me sentia preparada para uma disputa dessas, que é tão acirrada”.
Em meados de 2024, Bárbara novamente foi convidada a ser candidata e aceitou o convite. “Esperei estar pronta para aceitar o desafio de ser vereadora. Você precisa saber que há uma hora e tempo determinado pra tudo, tive meu bebê, amadureci ainda mais na questão politica e, principalmente, vi que para ampliar e fortalecer o nosso trabalho era preciso ter uma vaga na Câmara Municipal de Boa Vista”, contou Bárbara.
“Você precisa saber que há uma hora e tempo determinado pra tudo”
Expectativas para o futuro
“Quero fazer a diferença na Câmara Municipal de Boa Vista, trabalhar com dedicação para honrar cada voto recebido e melhorar a vida de quem precisa de um olhar mais humanizado. Sei que não será tão fácil e nem da noite pra o dia, mas tenho uma parceira, uma família e uma equipe que estão junto comigo para fazer este sonho virar realidade!”