Está aberta para visitação no hall da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e no site da Casa Legislativa, a exposição ‘Mães Centenárias’, um projeto multimídia que homenageia seis mulheres com mais de cem anos de vida.
A exposição ficará disponível na sede do Poder Legislativo até o dia 27, posteriormente seguirá para outros prédios da Assembleia Legislativa, para que mais pessoas possam conhecer o trabalho.
Além da mostra, compõem o projeto multimídia um documentário, um livro e uma campanha de storytelling para as redes sociais. Todos os produtos levam o nome “Mães Centenárias”. A produção audiovisual, que tem 25 minutos, estreia em 15 de maio, às 9h, em uma sessão especial na Casa Legislativa, que vai entregar a Comenda Orgulho de Roraima às seis idosas.
“É um projeto muito bonito, de uma sensibilidade única. O Poder Legislativo não está contando apenas as histórias dessas mães, que tiveram e ainda têm papel importante em suas famílias. Mas também faz um resgate histórico dos acontecimentos do Estado vividos por elas. Um século de vida não é para qualquer um, e quando isso se volta para uma mãe, uma mulher, com toda sua sabedoria, o resultado é um trabalho humanizado e cheio de emoção”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio.
“Está muito linda e perfeita a exposição, digna para mulheres centenárias. Estou sem palavras. Ficou tudo muito lindo. Parabéns a todos os envolvidos, direta e indiretamente. Ficou melhor do que imaginei”, declarou a neta de Maria Júlia da Silva, Ornilda Santiago.

Quem também apreciou foi a servidora pública Talita Sobrinho. “Acredito que seja uma das homenagens mais bonitas já feitas pela Assembleia Legislativa. Não tem como não parar para olhar. Eu entrei e já fiquei olhando. Como mãe, fiquei emocionada. Todas as fotos remetem ao amor”, disse.
Luiz Júnior também aprovou a iniciativa. “Achei bonita e interessante a exposição em homenagem às mães, muitas delas que vieram para Roraima com o sonho de crescer e criar suas famílias, algumas que trabalham até hoje. Muito legal por parte da Assembleia homenageá-las”, enfatizou.
PERSONAGENS REAIS
As fotos retratam a história de Raimunda Ferreira – Irmã Dica -, de 104 anos e moradora de Caracaraí; Perolina Brilhante, 103 anos, natural do Maranhão e moradora de Boa Vista há 51 anos; Maria Júlia da Silva, 101 anos, que também vive em Caracaraí; Felicia Laureno, 101 anos, nascida no Ceará; Celciana da Conceição, 100 anos, natural do Maranhão; e Maria Eulina, de 100 anos, nascida no Maranhão.