Meio ambiente une mulheres na conservação do Bosque dos Papagaios

Não custa dizer que a mulher tem conquistado seu lugar em todas as áreas. E isso também inclui o meio ambiente. No Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Caçari, há um grupo de mulheres que trabalham diretamente num verdadeiro paraíso verde orientando os visitantes sobre a fauna e a flora, além de coordenarem trilhas guiadas num dos lugares mais queridos por quem vive ou passa pela capital.

A roraimense Suellen Paiva é bióloga e trabalha há nove anos no bosque, que conta com 50 animais silvestres, sendo três mamíferos – uma paca, uma cutia e uma capivara. Além de 47 aves que boa parte foram resgatadas de apreensão, como: araras, tucano, papagaios, dentre outros.

Ela conta que a paixão pela natureza e o cuidado com os animais, vêm desde a infância. Mas antes de se formar em biologia, ela trabalhou como manicure e até sacoleira. E com o dinheiro que lucrava, pagava a faculdade.

“Isso para mim é tudo. Porque foi o meu esforço que me permitiu estar aqui, onde eu estou hoje. E meu recado que dou para as mulheres é: Lute! Trabalhe! Seja você, por você. Seja guerreira”, disse a bióloga.

Suellen tem apoio de outras mulheres, que juntas atuam na preservação e nos cuidados com os animais silvestres que não tem condições de voltar para a natureza. Alguns como os jabutis, são entregues de forma voluntária pela população e do Bosque dos Papagaios, eles são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde os animais são tratados e depois encaminhados para o IBAMA, que fica responsável pela soltura.

“Aqui no Bosque eu costumo dizer que tenho uma família, pois passo 8h direto com as mulheres que trabalham aqui e nós somos responsáveis pela maioria do trabalho, que vai desde o atendimento ao público, até ajudar os colegas nos outros setores. E quando a mulher coloca para fazer as coisas, nós fazemos bem feito, com carinho e dedicação”, destacou a bióloga.

Colega de Suellen, a educadora ambiental Lucimar Almeida está no Bosque dos Papagaios desde 2013, trabalhando com o atendimento ao público e também cuidando dos animais. Para ela, esse contato da natureza é gratificante e motivo de muito orgulho.

“Aqui é um trabalho e lazer para mim. Porque gosto desse aspecto de natureza, do cuidado dos animais e me identifico muito com essa área. Eu sou mulher e sempre trabalhei para mostrar que sou capaz. E nós mulheres, temos nossa força de trabalho”, ressaltou a servidora.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *