Mentora de Mães lança livro Cuide-se pra Cuidar

Os incontáveis desafios que Laura Schwengber enfrentou e superou na maternidade até aqui resultaram no livro Cuide-se pra Cuidar. Ao longo dessa caminhada, ela conta que não apenas transformou sua própria vida, mas também melhorou seus relacionamentos, incluindo com seus filhos e seu marido.

“Quando me vi vivendo uma vida em família ainda mais incrível do que a que sonhei um dia, lembrando do fundo do poço emocional de onde eu saí, me senti na obrigação moral de compartilhar o que aprendi com meu processo pessoal para que outras mulheres possam aprender com meus erros e, quem sabe, não precisem enfrentar tantas dores desnecessárias. Quero que a minha cicatriz seja o remédio de outras mães”, comenta Laura, que além de escritora é Mentora de Mães.

UMA CAMINHADA DE AUTOCONHECIMENTO E AUTORRESPONSABILIDADE

Em Cuide-se Pra Cuidar, Laura mergulha no tema do autoconhecimento como base para criar filhos emocionalmente saudáveis. O livro desafia crenças arraigadas sobre a maternidade e destaca a importância da autorresponsabilidade na busca por uma maternidade mais consciente e intencional.

“Eu explico de onde vem as crenças que temos a respeito da maternidade (como a ideia de que “nasce um bebê, nasce uma mãe que já sabe de tudo e vai dar conta de tudo sozinha”) e o quanto isso é prejudicial, não só para nós mães, mas para toda a família. Falo sobre autocuidado sob uma ótica totalmente diferente do que a maioria das pessoas ainda entende a respeito desse assunto. Trago a autorresponsabilidade como um dos pilares da maternidade mais leve, consciente e intencional”, detalha.

MAIS EMPATIA E AJUDA

Com a chegada dos filhos, Laura conta que mudou seu olhar sobre a maternidade. “Eu hoje olho as mães com muito mais empatia e compaixão. Ao invés de fazer um milhão de julgamentos na minha cabeça sobre o que a mãe está fazendo ou deixando de fazer, eu penso em como eu posso contribuir para ajudá-la de alguma forma, nem que seja com um sorriso ou um olhar fraterno. Quando eu vejo uma mãe perdendo a paciência com sua criança, por exemplo, ao invés de ficar taxando-a de histérica ou injusta em meus pensamentos, eu hoje me compadeço com essa mãe que certamente não está nada bem emocionalmente para agir dessa forma”, relata.

IMPACTO POSITIVO NA VIDA DOS FILHOS

A abordagem de Laura tem tido impactos notáveis na vida de seus filhos. De acordo com a autora, eles se sentem amados e compreendidos, livres de julgamentos e pressões. 

“São muitos benefícios. Incontáveis, eu diria. Mas eu acho que o impacto mais positivo de todos é que meus filhos não se sentem julgados por mim, ou incompreendidos diante das próprias limitações (do que ainda não dão conta de fazer, dos comportamentos que ainda não conseguem sustentar pela própria imaturidade do cérebro mesmo). Eles não precisam se esforçar pelo meu amor, eles sabem que são amados e valorizados simplesmente por serem quem são. Pelo menos essa é a mensagem que eu tento sempre transmitir e, pelo que observo no nosso dia a dia, acredito que venho conseguindo alcançar o objetivo. Meus filhos, quando tem um problema, correm para mim e não de mim. E isso é impagável”, compartilha.

A SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS VEIO COM A AUTORRESPONSABILIDADE

Laura conta que a superação só começou com a autorresponsabilidade. A partir desse olhar ela conseguiu girar uma chave importante neste processo.

“Eu comecei, por exemplo, a me perguntar “por que eu grito com meu filho quando ele faz isso?” ao invés de continuar questionando “por que meu filho faz isso? “Por que eu perco a paciência quando meu filho faz tal coisa?” ao invés de continuar só reclamando e resmungando “por que meu filho faz tal coisa?” Eu comecei a me posicionar de forma mais assertiva com meu marido e dizer com todas as letras o que não estava bom pra mim ao invés de fechar a cara e esperar que ele entendesse o recado e descobrisse o que eu precisava. Eu comecei a me ver líder da minha própria vida e agir como tal, ao invés de continuar me sentindo vítima dela”, diz.

UMA LEITURA TRANSFORMADORA

A autora oferece uma narrativa franca e emocional, revelando como a maternidade pode ser uma jornada de autoconhecimento. “Cuide-se Pra Cuidar” não é apenas um guia para as mães, mas uma celebração da importância de cuidar de si mesma para cuidar dos outros. Com histórias pessoais, a obra promete iluminar o caminho para uma maternidade mais leve, consciente e intencional.

LIVRO DISPONÍVEL

O livro Cuide-se pra Cuidar já está disponível na versão digital (e-book) no site amazon.com.br, no valor de R$ 38.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais