“Quero muito poder mostrar ao mundo quem eu sou e as raízes que eu carrego.”
Natália Galvão é feita de coragem, autenticidade e propósito. Cirurgiã-dentista, empreendedora e agora recém-coroada Miss Roraima Terra 2025. A beleza está lá, é evidente. Mas o que chama atenção mesmo é a vontade de representar com orgulho o lugar que escolheu para viver.
Nascida em Itaituba, no Pará, filha de um maranhense com uma amazonense, Natália se mudou para Roraima ainda criança, aos três anos de idade. Foi aqui que cresceu, se formou, abriu sua clínica odontológica e construiu as raízes que hoje leva para a passarela com o coração cheio de pertencimento.
“Eu enxergo uma mulher forte, muito corajosa. Para subir naquele palco tem que ter coragem. Quero muito poder mostrar ao mundo quem eu sou e as raízes que eu carrego. Fui criada em Roraima. Estou há 22 anos aqui, o meu sotaque é daqui, todos os meus costumes são daqui, a minha cultura é daqui”, afirma.
Quando a beleza tem significado
O universo dos concursos de beleza sempre atraiu Natália. Por anos, o sonho de ser modelo esteve adormecido pelas dificuldades financeiras e pela vida que a empurrou para outros caminhos. Ela se formou em Odontologia com financiamento do FIES — o curso, inclusive, não era uma opção. Mas foi nesse “plano B” que ela descobriu vocação e hoje empreende com paixão. Mesmo assim, o sonho da passarela nunca desapareceu.
“Minha família não tinha recursos e precisei adiar esse sonho. Quando vi as inscrições abertas para o Miss Roraima Terra, mandei para minha irmã. Ela me incentivou. Perguntei para o Jorge [Coordenador do Concurso] se o concurso era sério, se era autêntico, e quando vi que era, me entreguei de verdade. Me preparei, acreditei e deu certo”.
Autenticidade em cada passo
Em um meio onde os padrões podem ser cruéis, Natália faz questão de manter firme sua essência. “Eu me considero realmente uma pessoa muito autêntica, criativa e eu quero muito sair do óbvio. Eu não sou uma pessoa do comum, eu gosto do diferente. Então eu prezo muito por isso, por sempre estar na minha essência e cuidando da minha mente, do meu corpo, dentro do que eu acredito e do que eu quero transmitir.”
Essa autenticidade também se traduz na forma como enxerga a beleza — algo que vai além do físico. “Beleza não é só estética. Está na sua história, na sua cultura, nas suas ações. Um concurso de miss não é só beleza física. É inteligência, conteúdo, postura, empatia. É repertório”.
Roraima que vai com ela
Natália sabe que carrega a responsabilidade de mostrar para o Brasil quem é Roraima. E está pronta para representar o estado com verdade e orgulho.
“Quero levar nossa diversidade. Aqui tem gente do Norte todo, do Sul, de outros países. Eu sou isso: meu pai é maranhense, minha mãe é amazonense, nasci no Pará, mas me criei aqui. Roraima é plural, é desenvolvida, é uma cidade como qualquer outra, e diversa como qualquer outra no Brasil.”
Da clínica à passarela: os desafios da nova rotina
A rotina já era intensa com a odontologia, a clínica e os estudos. Agora, com a faixa de miss, o desafio é conciliar tudo sem perder o equilíbrio.
“Está sendo bem complicado, mas tenho uma equipe por trás. Agora terei acompanhamento psicológico também, porque é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. A exposição nas redes cresceu do dia para a noite. Estou aprendendo a lidar com isso”.
Para quem ainda guarda um sonho
E para quem tem sonhos adormecidos, como ela teve um dia, Natália deixa um recado cheio de verdade. “Acredite no seu potencial. Vai ter gente que vai dizer que você não consegue, mas também vai ter quem acredite em você. Se organize, busque apoio, patrocinadores, parceiros… porque quando a gente acredita e se prepara, as coisas acontecem no tempo certo”. Agora, Natália inicia sua preparação para o Miss Brasil Terra, previsto para agosto em Fortaleza.