O Boticário inaugurou, na última sexta-feira (25), a primeira loja sustentável da marca em Roraima, localizada no estacionamento do Assaí Atacadista, em Boa Vista na Av. Brasil,616 – Pricumã. A iniciativa, que integra a estratégia de expansão no setor de atacarejo e reforça o compromisso com a agenda ESG, já reutilizou mais de 100 toneladas de plástico provenientes de embalagens coletadas pelo Boti Recicla – o maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta.
O projeto de lojas sustentáveis, já validado pela marca, faz parte do Grupo Boticário, considerado a terceira empresa de beleza mais sustentável do mundo*. Atualmente, o projeto conta com mais de 100 unidades e, até o final de 2025, a expectativa é alcançar 150 lojas, totalizando a reutilização de 180 toneladas de plástico que serão reintroduzidos no ciclo produtivo – reduzindo, assim, a extração de matéria-prima virgem da natureza. O diferencial deste modelo está na utilização de plástico reciclado para a fabricação de blocos sustentáveis, que compõem toda a estrutura da loja, do piso ao teto.
Estrutura sustentável de ponta
As lojas sustentáveis utilizam plástico reciclado em parte de sua estrutura. Cada unidade é projetada para ser 50% mais leve e 40% mais eficiente termicamente em comparação aos containers tradicionais, contribuindo para a redução do consumo de energia. O modelo também utiliza a chapa sustentável – uma matéria-prima inovadora aplicada aos mobiliários, produzida a partir de materiais de baixa reciclabilidade, como isopor e tecido.
A iniciativa, pioneira no mercado, foi desenvolvida em parceria com a Mão Colorida, empresa especializada em projeção e construção de pontos de venda, reforçando o compromisso do Grupo Boticário com a redução dos impactos ambientais em toda sua cadeia produtiva.
Boti Recicla
O Boti Recicla, maior programa de logística reversa do país no setor de beleza em pontos de coleta, está no centro dessa transformação. Criado em 2006, o programa conta atualmente com mais de 4 mil pontos espalhados pelo Brasil. Para incentivar o descarte correto, o Boticário oferece descontos em compras a partir de R$ 150 nas lojas físicas para clientes que entregarem três ou mais embalagens vazias de produtos de qualquer marca de cosméticos.
“A loja sustentável carrega, em sua essência, os claims de sofisticação do varejo, ao mesmo tempo em que se adapta para estar cada vez mais próxima do consumidor. Desde o início do projeto, em 2020, temos crescido exponencialmente, e este ano estamos quase dobrando o número de lojas sustentáveis em comparação ao ano anterior. Acreditamos firmemente nesse modelo e continuaremos focados em sua expansão nos próximos anos”, afirma Marconi.
As embalagens devolvidas por consumidores e revendedores nos pontos de coleta são enviadas para cooperativas homologadas no programa, que garantem a destinação correta para a reciclagem. Parte dessas embalagens também é utilizada em projetos internos do Grupo Boticário, como na construção das lojas sustentáveis.
