O mês de setembro é marcado pelo reforço da prevenção a saúde mental. As Unidades básicas de saúde do município, iniciaram ações desde o início do mês com diversas atividades voltadas à prevenção ao suicídio. A ideia é abordar o tema que está presente na sociedade e no cotidiano.
“As ações voltadas para a saúde mental visam o fortalecimento dos fatores de proteção contra o suicídio proporcionando uma melhor qualidade de vida às pessoas”, destaca Anderson Neves, coordenador de saúde mental de Boa Vista.
A prefeitura oferece em 16 UBSs, como porta de entrada para iniciar o tratamento da pessoa que apresenta alguma questão relacionada à saúde mental. As unidades oferecem acolhimento psicológico, oficinas de saúde mental com os servidores e atividades de grupos terapêuticos.
As unidades fazem o acolhimento, a primeira avaliação e sensibilização relativa ao tratamento. Caso necessário, encaminha o usuário para avaliação de médicos psiquiatras e psicólogos que podem direcionar ao atendimento ambulatorial.
Além das UBSs a prefeitura conta com a Central de Acolhimento Psicológico Emergencial (CAPE), que foi uma medida que a Secretaria de Saúde encontrou para ouvir a população que necessita de apoio psicológico, desde o início da pandemia.
Por meio do telefone 3621-1000, são feitas em média 30 solicitações por mês, com três psicólogos responsáveis por prestar o acolhimento necessário. Depois de identificada a demanda, é feito o encaminhamento, de acordo com a necessidade de cada pessoa, sempre em alinhamento com as Redes de Atenção Psicossocial (RAP).
PROGRAMAÇÃO
– 09.09 – 8h30 – CRAS Cauamé – Palestra e roda de conversa com os servidores do CRAS Cauamé
– 08, 15, 22, 29 – UBS Liberdade – nos grupos de Hiperdia e 09,16,23,30, nos grupos de gestantes – Rodas de conversas
– 13, 15, 16 e 23.09 – UBS Edna Bezerra Diniz (Aeroporto) – Palestras sobre qualidade da saúde mental e prevenção ao suicídio
– 26 a 30.09 – Manhã e Tarde – UBS Cinturão Verde ––– Palestras, rodas de conversas, oficinas