Sexualidade: Como abordar este assunto na adolescência?

A fase da adolescência costuma ser marcada por grandes mudanças e uma avalanche de emoções para os adolescentes e é um período de muitos desafios para os pais.

Geralmente é nesta fase que começam a surgir as dúvidas sobre sexo e muitos adolescentes começam a ter suas primeiras relações sexuais. No entanto, muitos pais ainda encontram dificuldades para falar com os filhos sobre o assunto.

Conversamos com a ginecologista Luciana Arcoverde e o assunto de hoje é direcionado para as meninas, ou seja, como as mães devem abordar essa temática com suas filhas.  “Quando se abre um canal de comunicação com uma filha, cria-se laços de cumplicidade e de segurança que perdurarão por toda a vida”, conta.

Luciana explica que a educação sexual é importante para que a adolescente saiba informações corretas sobre as mudanças do seu corpo, sobre os seus valores como mulher, sobre os primeiros passos em relacionamentos e, futuramente, no momento adequado, quando tiver início à vida sexual, que seja de forma segura, sem risco de exposição às infecções de transmissão sexual e/ou à gravidez indesejada.

Para esta conversa, a ginecologista faz três apontamentos:

  • Use linguagem clara e adequada para a idade da sua filha. Você pode esperar oportunidades como a cena de um filme, por exemplo. E sempre responda às perguntas que ela fizer.
  • Não repreenda sua filha sobre o assunto. Caso você tenha dificuldade, procure ajuda profissional a fim de transmitir segurança e criar vínculo de cumplicidade.
  • Será natural que ela já tenha certo conhecimento sobre o tema. Lembre-se de que a internet fornece muitas informações e, eventualmente, incorretas e de que as amizades dela estão vivendo as mesmas experiências.

“Meninas bem orientadas serão as mulheres que terão garantias de uma vida sexual mais plena e mais saudável”, esclarece a ginecologista.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *