Alunos que integram o curso de Robótica Educacional, desenvolvido no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista, têm avançado na área de montagem e programação de robôs. Em pouco mais de um mês de aulas, os participantes já demonstram mais intimidade com termos e conceitos técnicos do segmento tecnológico.
Um total de 80 alunos, divididos em oito turmas, participam das aulas ministradas com base na metodologia educacional da LEGO, intitulada: STEAM (Science – Ciência; Technology – Tecnologia; Engineering – Engenharia, Arts – Artes e Mathematics – Matemática).
A maioria dos alunos que ingressam no curso não teve nenhum tipo de contato com a área de tecnologia, fator que representa um verdadeiro desafio aos professores que precisam transmitir seus conhecimentos de forma mais didática e efetiva possível.
“As aulas geralmente acontecem de forma bem dinâmica e interativa. Inicialmente, eles aprendem os nomes das peças, alguns conceitos básicos e em seguida iniciam o processo de programação. Aqui, eles também aprendem sobre os ‘core values’, que consistem em valores como amizade, trabalho em equipe, lidar com perdas e vitórias, dentre outros fatores importantes para o desenvolvimento social”, disse
NOVOS HORIZONTES – Eduardo Araújo, de 11 anos, até chegar ao CCTI nunca teve contato com a área de tecnologia. Para ele, um novo universo que se abre para novas possibilidades. “Penso em futuramente talvez seguir em alguma área de tecnologia. O que tenho mais gostado de aprender é sobre programação, além dos amigos”, explicou.
Os gêmeos Gustavo e Rodrigo Lima, de 10 anos, também estão aproveitando a oportunidade para aprender. “Estamos gostando muito do curso. Na verdade, o que mais estamos gostando é a oportunidade de estudar juntos, já que na escola não podemos ficar na mesma sala. Está sendo muito legal aprender ao lado do outro”, disse.
O Curso de Robótica Educacional, que atende alunos com idade entre 8 e 12 anos, tem duração de 50h, o equivalente a três meses. Ao final da capacitação, todos os participantes recebem certificação. Desde 2016, a robótica é desenvolvida no CCTI e até então já atendeu 1.500 alunos. Em 2018 foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais.