Jornalista de Roraima lançará seu primeiro romance

A jornalista Ana Cláudia Souto Maior desengavetou um dos seus sonhos e em abril lançará seu primeiro livro, um romance.

O gosto por ler e escrever começou aos 12 anos de idade, quando ela leu O Estudante da escritora Adelaide Carraro.

“Era uma história real que falava sobre drogas e a destruição de uma família “perfeita” decorrente dos efeitos e consequências delas. Lembro bem que o livro era dividido em parte azul, com fonte em azul e tudo, e a parte negra, que é quando tudo se transforma na vida dos personagens. A partir daí, nunca mais parei”.

Para realizar o sonho de escrever um livro, Ana Cláudia não confiou apenas no dom da escrita e gosto pela leitura. Ela conta que superou vários conflitos, como medo da exposição, preconceito e crítica, venceu a procrastinação e foi estudar.

“Fiz vários cursos de escrita, de publicação, de como me tornar uma escritora, de autoconhecimento, de criação.  Mas as personagens já falavam comigo. Eu já visualizava o cenário onde acontece a história. Acordava de madrugada  para gravar um áudio de uma ideia que surgiu durante um sonho para não esquecer. É um projeto meu. Uma realização pessoal”, contou Ana Cláudia.

LEITURA E LIBERTAÇÃO

Ana Cláudia relembra que na época escolar adorava as aulas de redação e sempre criava histórias e personagens. Seu passatempo preferido era devorar livros da Biblioteca e diversas coleções da época.

Ler e escrever sempre foram uma paixão tão forte que ela escolheu cursar Comunicação Social – Jornalismo. Formou-se em 2004, na Universidade Federal de Roraima.

“Ler sempre foi um momento tão íntimo, tão pessoal, que me transporto para os lugares onde se passam as histórias. É minha válvula de escape. Minha libertação”.

ROMANCE

O romance traz temas como amor, amizade, traição, recomeço, dificuldades de relacionamentos, conflitos. O enredo se desenrola aos poucos, com  narrativa em primeira pessoa, onde prevalece a percepção dos personagens que estão na faixa etária dos 40.

Segundo Ana Cláudia, a leitura é leve, um pouco clichê, do tipo de romance que aquece o coração.

“Tem uma pitada de erotismo, sem se tornar vulgar. Foi desenvolvido para maiores de 18 anos, exatamente pela linguagem adotada, conotação sexual e linguagem mais popular”.

Quanto à inspiração para o tema do livro, ela disse que veio de filmes que assistiu, do dia a dia das mulheres ao seu redor. “Os personagens não são reais, mas você se identifica facilmente com uma ou outra cena descrita. É uma representação do que somos, pensamos, queremos. Toda mulher deveria ser tratada de uma forma respeitosa, afetuosa, com o mínimo de consideração”.

PING PONG CONFRA:

Um livro:

Prova de Fogo, de Eric Wilson – fala de família, de amor, de casamento, de perdão, de fé, de reconciliação. Adoro! Mas tenho outros maravilhosos, além desse, na cabeceira.

Um autor:

 Tantos. Nacional:  Pedro Bandeira, Drummond, Clarice Lispector, Luis Fernando Veríssimo, Jorge Amado, Zivia Gasparetto, Martha Medeiros… 

Internacional: Nicholas Sparkes, J.K Roling, Jane Austen, Stepen King, Shakespeare…

Entre tantos outros incríveis..

Uma frase:

 Nunca é tarde demais: para amar, reconhecer erros, se desculpar, perdoar, se conhecer, para viver!

CONTATO:  99122-7278

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

10 respostas

  1. Coisa mais linda de ver alguém realizando projetos.

    Desejo sucesso para ti e muitas alegrias nessa nova jornada.
    Já fiquei curiosa..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *