Saúde Ambiental e Migração é tema de livro

Saúde Ambiental e Migração é o tema do primeiro livro da doutora Tárcia Barreto. A obra é uma análise da migração venezuelana sobre os serviços de saúde pública na cidade de Boa Vista – Roraima e foi lançado no dia 6 de abril.

O livro é resultado da tese de doutorado, pela Universidade Federal de Roraima, e responde questionamentos sobre a migração venezuelana que iniciou em 2014 no estado de Roraima.

O objetivo da obra foi avaliar os impactos à saúde pública, decorrentes da migração venezuelana, em Boa Vista, no período de 2008 a 2018, sob a perceptiva da saúde ambiental.

“O livro se propões a responder os seguintes questionamentos: A migração venezuelana para Boa Vista-RR contribui para produção de agravos à saúde relacionados ao ambiente? Em que medida a migração venezuelana afeta os serviços de saúde pública, na perspectiva da saúde ambiental, em Boa Vista-RR?”, contou Tárcia.

Entre os resultados, Tárcia explica que as principais doenças que acometem os migrantes venezuelanos são as síndromes respiratórias agudas (SRA), as doenças diarreicas, o HIV/AIDS, a malária, as neoplasias e a desnutrição.

A obra não será comercializada, mas está disponível com a própria autora. Quem desejar um exemplar, poderá solicitar por email: tarcia.barreto@ufrr.br.

BIOGRAFIA

Tárcia Millene de Almeida Costa Barreto é enfermeira, graduada em 2005 pelo Centro Universitário Nilton Lins, na cidade de Manaus-AM, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), em 2016, mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva em 2010, professora efetiva do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima, desde 2011 e enfermeira assistencial no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *