Existe vida sexual na menopausa?

Com a chegada da menopausa, muitas mudanças acontecem na vida da mulher que afetam a vida sexual, os relacionamentos e a autoestima.

De acordo com a ginecologista, Luciana Arcoverde, apesar de haver uma queda na produção dos hormônios femininos, que podem gerar queda da libido, não é uma verdade absoluta que todas as mulheres apresentem diminuição do desejo sexual.

Além das oscilações na libido, as mudanças no climatério são as mais diversas, como o fim da capacidade de gerar filhos, surgimento de fogachos, dores musculares e articulares, labilidade emocional, dores de cabeça, insônia, aumento de risco de doenças cardiovasculares até doenças metabólicas.

“A menopausa é uma data que marca o final do período reprodutivo da mulher. Podemos dizer que uma mulher está na menopausa, quando ela está há um ano sem menstruação. A libido, o desejo sexual, o tesão têm um componente multifatorial. Os hormônios fazem parte deste grupo de estímulos, porém não podemos afirmar que apenas dosagens hormonais satisfatórias ou reposição hormonal adequada, farão com que uma mulher tenha uma vida sexual plena”, explicou Luciana.

SEXO NA MENOPAUSA

O sexo na menopausa pode ser tão bom quanto na juventude

A visão de que a menopausa é o começo do fim da vida sexual não existe. Aliás, pode ser o começo de um período bastante empolgante na vida de uma mulher, com novas possibilidades e a estabilidade emocional.

“Qualquer pessoa em qualquer idade pode ter oscilação de seu desejo sexual. Mulheres maduras são muito conscientes de seu corpo, de seus pontos de gatilho, de suas zonas erógenas e podem ter muito prazer mesmo estando na menopausa. Não somente ela como também seu parceiro”, conta Luciana.

DICAS PARA MELHORAR A VIDA SEXUAL NA MENOPAUSA

A ginecologista Luciana Arcoverde lista dicas para as mulheres que estão ou entrarão na menopausa:

Autoconhecimento

Auxílio de profissional de saúde para avaliar terapias de tratamento

Diálogo com o parceiro

Jogos sexuais

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *