“Quando falamos em pautas femininas, falamos de toda sociedade”, diz deputada Helena

Série | Elas no Poder

Entendemos que as pautas femininas são importantes para toda a sociedade. Trabalhar para elevar a voz das mulheres e fortalecer a igualdade de direitos é uma das bandeiras da deputada federal Helena da Asatur.

“Precisamos entender que quando falamos em pautas femininas, falamos de toda sociedade. É no combate à violência, geração de renda, capacitação profissional, fortalecimento das famílias. E precisamos que os homens também abracem estas pautas”, reforça.

PRIMEIRO MANDATO

Eleita no pleito do ano passado, Helena tomou posse no dia 1º de fevereiro em Brasília. Um dia que ficará para sempre marcado na sua memória e no seu coração.

“Sem dúvidas foi um dia de muita felicidade. É a concretização de um projeto coletivo. Represento milhares de pessoas que depositaram sua confiança e esperança neste mandato. Tive minha família ao meu lado e recebi muito carinho por mensagens, ligações e nas redes sociais. Estou muito entusiasmada com nosso trabalho por Roraima na Câmara Federal”, conta a deputada.

Helena disse que o gosto pela política surgiu quando ainda era muito jovem. “Eu tenho essa convicção de que estamos a serviço do próximo. E quando me recuperei de um grave problema de saúde senti um chamado forte para auxiliar as pessoas na busca por uma vida melhor. Tive a certeza que poderia utilizar minha experiência de vida para trabalhar na política pelo desenvolvimento de Roraima e por mais dignidade para a população”, ressalta.

O trabalho dela neste mandato é garantir leis, políticas públicas e recursos para áreas básicas como saúde, educação e emprego. “Nosso Estado tem muitos desafios e estas são bandeiras essenciais”, comenta.

Para ela, outra grande preocupação que afeta o desenvolvimento de Roraima é a precarização das estradas. “Vou trabalhar também por investimentos na infraestrutura”, assegura Helena.

ÚNICA DEPUTADA FEDERAL DE RORAIMA

Helena é a única deputada federal pelo Estado de Roraima. Um dos legados que quer deixar é a conquista por equidade, por igualdade de direitos.

“Somos minoria no parlamento, enquanto somos mais da metade da população no Brasil. Não queremos ser melhores ou ter mais espaços que os homens, não é uma disputa, mas uma conquista necessária para nossa democracia e o desenvolvimento do nosso país”, ressalta.

Roraima tem muitas carências e trabalhar de forma pontual em algumas áreas pode ser a solução para sanar certos entraves.

“Trabalhar para dar bases sólidas em áreas prioritárias como a educação, geração de emprego, saúde e auxílio aos mais vulneráveis é o que vai nos permitir construir um futuro diferente e melhor, para todos”, enfatiza.

MULHER NA POLÍTICA: ANTES NÃO EXISTIA BANHEIRO FEMININO NOS PLENÁRIOS

A presença de mulheres nos espaços de poder ainda está muito abaixo da necessária, mas estamos avançando.

Na Câmara Federal, por exemplo, nesta legislatura o número de mulheres subiu de 77 para 91 deputadas. Ainda assim, o Brasil está no 146° lugar na participação feminina segundo a União Interparlamentar (UIP), organização global que reúne 193 países.

Para se ter uma ideia, não existia banheiro feminino nos plenários quando foram construídos.

“Isso reflete muito dessa estrutura que precisamos combater diariamente. Temos evoluído através da presença de mulheres fortes e corajosas que foram construindo leis, brigando para ter fala nos debates, abrindo espaço e sendo inspiração. Estar aqui na Câmara é uma responsabilidade, vamos ampliar esta representatividade e ser voz de muitas mulheres e meninas. Somos capazes, fortes e iremos conquistar todos os espaços”, garante.

REFERÊNCIAS NA POLÍTICA

Entre suas referências femininas na política, a deputada Helena cita Simone Tebet, atual ministra do Planejamento, e Teresa Surita, ex-prefeita de Boa Vista.

“Simone começou muito cedo na política e demonstra muita força. Ela é exemplo de empoderamento da mulher na política. Outro exemplo de gestora é Teresa, ela transformou nossa cidade. E tem diversas outras lideranças, que não têm essa visibilidade, mas nas suas comunidades são exemplo”, conta.

RAÍZES NO SETOR EMPRESARIAL

Helena da Asatur começou sua trajetória no setor empresarial e diz que uma das suas maiores conquistas é gerar emprego e poder mudar para melhor a vida das famílias dos seus colaboradores.

“E isto requer muita dedicação e uma responsabilidade enorme porque falamos de pessoas, de sonhos. Eu comecei do zero minha trajetória, foi necessário muito sacrifício e determinação. É gratificante poder compartilhar isso”, comenta.

PING-PONG CONFRA

1 – Quem é Helena?

R: Eu sou uma mulher forte, guerreira, que batalha diariamente.

2 – O que gosta de fazer nas horas vagas?

R: Eu gosto de curtir a família e, principalmente, as minhas netas. Sou uma avó coruja mesmo. E sou mais caseira, gosto de reunir muitas pessoas, preparar mesas grandes. Eu descanso estando neste ambiente, brincando com as crianças, cuidando das plantas e verduras. Também tenho meu lado aventureira de passear em trilhas e pescar com os amigos. Me sinto muito bem em contato com a natureza. Aprecio a humildade e a simplicidade das pessoas e desses momentos.

3 – Um tipo de livro/música gosta de ler/ouvir?

R: Gosto muito de ler e ultimamente tenho me debruçado no que se refere ao funcionamento da Câmara e que nos permita ampliar e fortalecer a atuação do mandato. Já na música a minha preferência é pelo sertanejo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta

  1. Helena, leva a força no nome, acredito demais nessa força e nessa coragem de trabalhar pelo nosso Estado, conto muito com a certeza de ter feito a escolha certa!! Todo sucesso, e sorte nessa nova caminhada 🙏👏🎉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *