Empreendedores criam canteiro multiuso para incentivar a agricultura urbana

A agricultura urbana tem se tornado cada vez mais popular em muitas cidades ao redor do mundo, à medida que as pessoas buscam maneiras de cultivar alimentos frescos e saudáveis em ambientes urbanos. Pensando nisso, os empreendedores Claylton Torres e Antônio Dierci tiveram a ideia de criar um canteiro multiuso para incentivar a agricultura urbana.

“Observamos que muitas pessoas gostam de plantar, mas encontram barreiras com os canteiros tradicionais (aqueles feitos de madeira no quintal de casa). Esse modelo de canteiro multiuso foi pensado, inclusive, para aqueles que têm mobilidade reduzida”, explica Torres.

O canteiro é feito de material resistente e foi projetado na estrutura de uma flor, dividido por seção de cores baseadas no princípio da cromoterapia.

“É um canteiro que serve para o plantio de plantas ornamentais, verduras e outras culturas. Ele serve ainda para decorar ambientes porque conta com um design moderno e sofisticado e pode ser instalado em varandas, quintais e até mesmo em espaços públicos, como praças e parques”, ressalta o empreendedor.

Além das rodinhas, o canteiro tem um sistema que permite economizar água por meio da reutilização. Ele conta ainda com proteção especial contra o sol com a cobertura de sombrite.

“Nossa intenção é democratizar o acesso à agricultura urbana, tornando-a mais acessível e fácil para qualquer pessoa que queira cultivar suas próprias plantas e hortaliças. Acreditamos que a agricultura urbana pode ser uma maneira importante de promover a saúde e a sustentabilidade nas cidades”, reforça.

ABASTECIMENTO DE ALIMENTOS NAS CIDADES

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que mais de 800 milhões de pessoas estão envolvidas na agricultura urbana em todo o mundo.

Essa iniciativa desempenha um papel importante na segurança alimentar, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas, onde o acesso a alimentos frescos pode ser limitado. “Ao cultivar alimentos localmente, a agricultura urbana pode reduzir a dependência de importações e melhorar a disponibilidade de produtos frescos”, comenta Torres.

PROJETO SOCIAL HORTA DA MULHER

Junto com o canteiro multiuso surgiu o projeto Horta da Mulher com o propósito de atender mulheres em situação de vulnerabilidade. “O canteiro multiuso também pode ser uma fonte de renda, uma vez que a pessoa pode plantar e vender parte de sua produção. Isso pode ajudar a criar novas oportunidades econômicas”, enfatiza Torres.

Por meio do projeto Horta da Mulher, os empreendedores querem implementar e incentivar a agricultura urbana nas cidades e proporcionar geração de renda. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2018 mostra que quase 70% dos entrevistados têm o hábito de comprar produtos diretamente dos produtores, em feiras, no próprio local de produção ou por meio de entrega em domicílio. “Essa pesquisa reforça nosso entendimento que as pessoas compram sim dos pequenos produtores”, ressalta o empreendedor.

Além da renda, o canteiro também pode ser uma forma de atividade terapêutica. “Cuidar de plantas ajuda a tirar a tensão causada por problemas de trabalho e os estresses do dia a dia. Também alivia sintomas de ansiedade, por isso as cores foram pensadas no princípio da cromoterapia, uma técnica usada na medicina alternativa”, conta.

Instagram: @hortadamulherbr

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *