Muito se ouve falar de relacionamentos amorosos tóxicos, caracterizado por desrespeito, falta de reciprocidade, jogos emocionais, conflitos, entre outros. Contudo o que todo mundo quer é um relacionamento saudável e isso é fundamental na vida de todos.
Sem romantizar, é preciso entender que um relacionamento saudável não é um relacionamento perfeito ou fácil. Não há uma forma fórmula, contudo há fatores determinantes que devem ser levados em conta.
A psicóloga Julia Arnaud explica que um relacionamento sadio envolve compromisso com o respeito pela relação e com a individualidade do outro. “Quando falo de individualidade estou falando de respeitar a pessoa com suas características e estilo de vida únicos, pois muitas pessoas se relacionam querendo mudar o outro, sendo que o certo seria fazermos uma análise do que não queremos de alguém num relacionamento antes mesmo que ele comece e não ficarmos brigando contra a individualidade do outro depois de estar se relacionando”.
Ser melhor para o outro e para si, não é tão fácil como parece, para construir um relacionamento aprazível requer esforço e disposição. A intencionalidade de querer fazer dar certo também é necessária.
“É necessário consciência e um desejo genuíno de ambas as partes de desenvolverem os aspectos necessários, incluindo flexibilidade, para que essa relação seja saudável e duradoura”, disse Júlia.
Você sabe se está em um relacionamento saudável?
A psicóloga Júlia Arnaud listou 5 sinais para você identificar se está num relacionamento saudável:
1-Vocês conseguem se abrir e ser vulneráveis sem medo;
2-Vocês possuem objetivos e/ou valores parecidos;
3-São incentivados e recebem apoio para ir atrás dos seus sonhos;
4-Tem reciprocidade e sensação de conforto;
5-Falam sobre planos e objetivos juntos.