O câncer é uma doença que cada vez mais vem sendo tratada como crônica, o que permite ao paciente ter maior tempo de vida e bem-estar. Para isso, os pacientes oncológicos necessitam de equipe multiprofissional e o fisioterapeuta, é um dos profissionais que, são indispensáveis no processo de reabilitação.
De acordo com a fisioterapeuta, Camila Ramos, que trabalha com oncologia e cuidados paliativos, a fisioterapia tem como objetivo principal diminuir os efeitos danosos dos tratamentos, como a quimioterapia e radioterapia. Além de reabilitar em pré e pós cirúrgico do paciente.
Durante o tratamento é comum que os pacientes fiquem debilitados, apresentem sintomas como náuseas, falta de apetite. Já, problemas na pele e perda de cabelo são bastante comuns. Mas, dificuldade respiratórias, de locomoção, lesões e outras sequelas podem dificultar ainda mais a volta à rotina. Por isso, a atuação de profissionais especializados em fisioterapia oncológica possibilita a retomada de atividades do dia a dia, melhorando a autoestima e a condição física e mental.
Camila e uma de suas pacientes oncológicas
“A fisioterapia oncológica inclui a prevenção, promoção, tratamento e a recuperação da saúde, com ênfase na qualidade de vida do paciente”, disse Camila.
SESSÕES DE FISIOTERAPIA
A fisioterapeuta Camila Ramos explica que é feita uma avaliação do paciente com instrumentos avaliativos específicos. “Posteriormente à avaliação é elaborado um plano de tratamento individualizado, pois cada paciente mesmo que seja o mesmo câncer de outra pessoa tem uma especificidade que deve ser respeitada. Os atendimentos tem duração de 45 minutos a 1 hora podendo se estender ou diminuir a partir da demanda diária”.
CONTATO: 46-99924-8450 – Camila Ramos